Usain Bolt no Rio 2016: saiba dias e horários em que o jamaicano compete nos 100m e 200m rasos

Astro vai à pista pela primeira vez neste sábado. Meta nos Jogos Olímpicos é conquistar o terceiro seguido ouro em três provas

221552 bolt a19a8a large 1471008518

(Foto: Getty Images/Christopher Lee)

Nenhum atleta Olímpico tem o carisma de Usain Bolt. Veloz na pista e cheio de energia fora dela, o jamaicano é tão competente quanto divertido. No Brasil para a disputa dos Jogos Rio 2016, ele já recebeu a visita de crianças de uma comunidadesambou durante uma entrevista coletiva e distribuiu autógrafos e selfies aos sortudos que conseguiram cruzar com ele na Vila dos Atletas. Claro, todo torcedor adoraria encontrar o astro. Mas vê-lo na pista já é o bastante, certo? Pensando nisso, o Rio2016.com preparou um guia caprichado para os fãs, com tudo que é necessário saber para as provas dos 100m e 200m rasos.

Usain Bolt e seus rivais nos 100m

Ele é o homem mais veloz do mundo e detém o recorde mundial dos 100m e 200m rasos e do revezamento 4x100m. Também conquistou a medalha de ouro em todas essas provas em Pequim 2008 e Londres 2012. Agora, tenta alcançar um inédito 'triplo-triplo'. Se conseguir, vai reforçar o título de maior velocista da história.

Nos 100m, o principal adversário de é o americano Justin Gatlin, que conseguiu alguns bons tempos nesta temporada e tem se mantido livre de lesões. O homem mais veloz na prova nesta temporada (9,8 segundos) tem constantemente ameaçado Bolt nas pistas. Os dois desenvolveram um incrível rivalidade, repleta de respeito e, eventualmente, provocações bem-humoradas.

Não se pode esquecer o segundo homem mais veloz de todos os tempos, o também jamaicano Yohan Blake. Perseguido pelas lesões, não consegue se mostrar competitivo desde 2014, mas tem no currículo uma prova dos 100m em 9,69 segundos, o que o candidata a surpresa no Rio 2016.

Agenda de Usain Bolt nos 100m

100m primeira fase: sábado, 13 de agosto, 12h

100m semifinal: domingo, 14 de agosto, 21h

100m final: domingo, 14 de agosto, 22h25

Bolt se prepara para os 100m em grande estilo

Bolt é mais que um atleta. É um showman. E talvez detenha o recorde de primeiro atleta a transformar uma entrevista coletiva em um show de samba.

Usain Bolt e seus rivais nos 200m

A principal ameaça ao ouro de Bolt nos 200m, prova favorita do jamaicano, é LaShawn Merritt, dos Estados Unidos. Ele chocou o mundo com incríveis 19,74 segundos nesta temporada, colecionando três provas abaixo dos 19,80 segundos em 2016. Mas Bolt já deixou claro que vem ao Rio de Janeiro disposto a quebrar o recorde mundial, que é de 19,19 segundos. A questão: será que ele pode correr abaixo de 19 segundos? A resposta virá no dia 18 de agosto.

Agenda de Usain Bolt nos 200m

200m primeira série: terça-feira, 16 de agosto, 11h50

200m semifinal: quarta-feira, 17 de agosto, 22h

200m final: quinta-feira, 18 de agosto, 22h30

Não perca um momento

Agora que você sabe tudo o que Bolt fará na pista de atletismo, que tal dar uma checada no que rola fora dela? Ele é tão ativo nas redes sociais quanto no esporte, e os perfis do jamaicano são diversão garantida. Siga o astro no Instagram e no Twitter e fique ligado em tudo o que rola no dia a dia dele.