222769 tochaparalimpica sederio2016 alexferro 09122015 5050 6b69d8 large 1472504497

Acesa com calor humano, Revezamento da Tocha Paralímpica Rio 2016 percorrerá seis cidades

• Chama Paralímpica será formada pela união das chamas acesas em Brasília, Belém, Natal, São Paulo, Joinville, Rio de Janeiro e Stoke Mandeville, na Inglaterra

• Pessoas do mundo todo poderão enviar calor humano pelas redes sociais para acender as chamas nas cidades

Entre os dias 01 e 07 de setembro, o revezamento da tocha Paralímpica percorrerá todas as regiões do país, representadas por seis cidades brasileiras, para anunciar a chegada dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A grande novidade da chama Paralímpica é o mecanismo de acendimento: calor humano. A chama que iluminará o Estádio do Maracanã, na Cerimônia de Abertura, será formada pela união de cinco chamas acesas no Brasil e uma em Stoke Mandeville, na Inglaterra, berço do Movimento Paralímpico no mundo.

Numa campanha virtual lançada pelo Comitê Rio 2016, pessoas do mundo todo poderão enviar mensagens positivas, por meio de hashtags, acumulando energia suficiente para acender cada chama. Após as cerimônias locais de acendimento, realizadas sempre de manhã em cada cidade, a tocha Paralímpica ganhará as ruas pelas mãos dos condutores e fará visitas em locais especiais como centros de reabilitação e institutos de deficientes visuais.

Cada chama simbolizará um valor Paralímpico: Brasília – igualdade; Belém – determinação; Natal – inspiração; e Joinville – coragem. Já São Paulo participa com o poder da transformação e o Rio de Janeiro com a paixão pelo esporte. Para participar do movimento, basta postar nas redes sociais uma mensagem usando a hashtag oficial e a hashtag do valor abraçado pela cidade. Por exemplo: para acender a chama de Brasília, é preciso usar as hashtags #ChamaParalímpica e #Igualdade. No site do Rio 2016, o público poderá acompanhar diariamente o mapa de calor gerado pelas mensagens enviadas via Twitter.

As cinco chamas chegarão ao Rio de Janeiro por estradas digitais. Elas serão enviadas virtualmente para a cidade-sede após o fim do revezamento em cada região. No dia 06, uma cerimônia de união das chamas formará a chama Paralímpica no Museu do Amanhã, marco da revitalização do Centro Histórico do Rio. O evento marcará o início do revezamento na cidade, que terá duração de dois dias e mobilizará 360 condutores.

Durante os Jogos Paralímpicos, a chama ficará acesa na pira da Candelária, no Centro do Rio.

NÚMEROS

·         6 cidades brasileiras

·         250 quilômetros percorridos no revezamento

·         4650 milhas aéreas percorridas pelo avião do comboio

·         700 condutores

·         28 visitas especiais

·         Dia 01: Brasília (DF)

o   Cerimônia de Acendimento: Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek às 10h

o   Cerimônia de Celebração: Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek às 18h30

o   Visitas especiais: Rede Sarah, ICEP, CETEF/ENAP, CEEDEV, Parque das Garças

·         Dia 02: Belém (PA)

o   Cerimônia de Acendimento: Fundação ProPaz - Praça Dorothy Stang às 11h

o   Cerimônia de Celebração: Praça Frei Caetano Brandão às 17h10

o   Visitas especiais: ProPaz, Saber, CIIC, APAE, NEL, Altino Pimenta

o   Obs: O acendimento da chama de Stoke Mandeville acontecerá paralelamente no dia 02.

·         Dia 03: Natal (RN)

o   Cerimônia de Acendimento: Palácio dos Esportes Djalma Maranhão às 11h

o   Cerimônia de Celebração: Palácio dos Esportes Djalma Maranhão às 18h15

o   Visitas especiais: IERC, SUVAG, CAIC, ADOTE, Heitor Carrilho, APAE

·         Dia 04: São Paulo (SP)

o   Cerimônia de Acendimento: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro às 11h

o   Cerimônia de Celebração: Parque Ibirapuera - Praça de Eventos às 17h30

o   Visitas especiais: APAE, Dorina Nowill, AACD

·         Dia 05: Joinville (SC)

o   Cerimônia de Acendimento: Centreventos Cau Hansen às 11h

o   Cerimônia de Celebração: Centreventos Cau Hansen às 17h20

o   Visitas especiais: Zoobotanico, Mirante, Bombeiros Voluntarios, APAE, AJIDEVI

·         Dia 06: Rio de Janeiro (RJ)

o   Cerimônia de Acendimento: Museu do Amanhã às 9h30

o   Cerimônia de Celebração: local a confirmar às 19h

o   Visitas especiais: Instituto Benjamin Constant, Cristo Redentor

·         Dia 07: Rio de Janeiro (RJ)

Acompanhe a cobertura completa do Revezamento da Tocha Paralímpica Rio 2016 em tempo real no nosso site e nas redes sociais do Comitê Rio 2016:

Snapchat: Rio2016

Os patrocinadores do Revezamento da Tocha Paralímpica Rio 2016 são:

Sobre o Bradesco Esportes

O Bradesco é tradicional apoiador do esporte brasileiro e, consequentemente, se tornou patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, nas categorias serviços financeiros e seguros; do Time Brasil, do Revezamento da Tocha Olímpica e da Tocha Paralímpica. O Banco apoia a realização dos Jogos Rio 2016 desde que a cidade maravilhosa se candidatou para sediar a competição, ainda em 2008. O Bradesco patrocina também seis confederações nacionais: judô, basquete, esportes aquáticos, rugby, vela e remo.

Nissan no Brasil

A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa produz veículos na fábrica da Aliança Renault Nissan, em São José dos Pinhais, no Paraná, desde 2002, e investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March e o Nissan Versa e os motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. Em breve, vai começar a produzir também o crossover Nissan Kicks.

A Nissan do Brasil é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A parceria contempla o fornecimento de cerca de 4.000 veículos de diversos tipos que atendem às necessidades dos Jogos. Além da parceria com o evento, a Nissan também patrocina o Revezamento das Tochas Olímpica e Paralímpica Rio 2016. A participação da Nissan nos Jogos Rio 2016 se dá, ainda, por meio do Time Nissan, programa de mentoria a 31 atletas olímpicos e paralímpicos brasileiros que buscam classificação e destaque nos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos sediados no Brasil. São mentores do grupo Hortência Marcari, maior ídolo do basquetebol feminino brasileiro, e Clodoaldo Silva, dono de 13 medalhas em Jogos Paralímpicos.

Sobre a Claro

A Claro é uma das líderes em telefonia celular, atua nacionalmente e atende a mais de 64 milhões de clientes. Está presente em mais de 3.700 municípios com as tecnologias GSM, 3GMax e 4GMax. Destaca-se na oferta de conteúdos e serviços inovadores e possui acordos de roaming em mais de 170 países para serviços de voz e mais de 150 para tráfego de dados, nos cinco continentes. É controlada pela América Móvil, líder em serviços de telecomunicações na América Latina e um dos três maiores grupos de telefonia móvel do mundo. Na área de responsabilidade corporativa, a operadora mantém o Instituto Embratel Claro, que tem como objetivo estruturar seu investimento social privado e estimular o uso de novas tecnologias na educação.